Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]





Queixinhas 'mode'...

por beatriz j a, em 14.10.14

 

 

 

Tenho uma turma do 10º ano muito fraquinha que vai dar muito trabalho. Já está a dar porque tenho-os posto a fazer pequenos trabalhos todas as semanas para os obrigar a explicar ideias, desenvolver argumentos, justificar afirmações, analisar, etc., para ver se começam a desbloquear a linguagem e o pensamento. É que são mais as palavras que não conhecem que as que conhecem e não sabem fazer coisas elementares como comparar os elementos de uma analogia... emquanto não desenvolverem a linguagem não conseguirão trabalhar o pensamento que opera, justamente, com a linguagem...

Hoje disseram-me que eu tenho uma linguagem muito complexa e invulgar e que é difícil perceber... isto por causa de palavras como perdulário, incúria, abóbada (esta deu-lhes vontade de rir por causa de ter muito bês e dês), transcendente e outras coisas do género vulgares de lineu. O problema é que as turmas estão a abarrotar de alunos e corrigir um trabalho por semana, mesmo pequeno, dá um trabalhão porque é mais o que escrevo sobre o que fizeram mal e como o deviam ter feito que o que eles o escrevem. Não sei se vou conseguir manter este ritmo. Depois de seis tempos na escola não sobra muito tempo. Tenho a segunda para fazer essas coisas mas tenho outras turmas, tenho outras tarefas para fazer, pilhas de livros atrasados para ler...

As turmas grandes são o maior impedimento à qualidade do trabalho de um professor com os seus alunos.

 

 

publicado às 19:16


2 comentários

Sem imagem de perfil

De Luna a 15.10.2014 às 00:29

A falta de vocabulário pode ser realmente um impasse...Muitos alunos não gostam de ler e isso interfere com a aprendizagem...Não é só na Filosofia que uma boa interpretação das coisas é importante, eles têm de ter a consciência que agora estão no secundário e não mais no básico e que daqui a 3 anos estão na universidade e o vocabulário vai ser ainda mais extenso...
Imagem de perfil

De beatriz j a a 15.10.2014 às 03:15

Pois, mas a maior parte deles não quer saber disso :) pelo menos por enquanto.

Comentar post



no cabeçalho, pintura de Paul Béliveau. mail b.alcobia@sapo.pt

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.



Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2011
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2010
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2009
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2008
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Edicoespqp.blogs.sapo.pt statistics