Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
no cabeçalho, pintura de Paul Béliveau
Em Portugal os homens quebram o silêncio. Acho bem. Há aqui um problema mundial que só agora começa a ser reconhecido ao nível das estruturas de poder masculinas (porque as mulheres há muito tempo que sabem do problema) e só agora começa a ser trabalhado. No entanto, as mulheres, que infelizmente são em muito maior número que os homens, vítimas de abuso sexual e de assassinatos por esse motivo, continuam caladas. Alguém num artigo de jornal perguntava quando é que as mulheres portugueses ganham coragem para falar? A resposta, penso, é que isso será difícil. É que ainda ninguém falou e já os jornais trazem, todos os dias, artigos, às vezes de várias páginas inteiras (veja-se o 'i' de hoje) a dizer que há uma histeria (epíteto que os sexistas usam para desvalorizar as mulheres), uma caça às bruxas, um puritanismo idiota... escolhem dar relevo a um caso de uma mulher que acusou mal um homem (como se um caso, ou até 20 casos, de negros, que acusassem alguém indevidamente de esclavagista, pusesse em causa a dimensão do horror da escravatura) dando a entender que, se calhar, muitas mulheres acusam os homens indevidamente (a descrença nas denúnicas das mulheres com a consequente impunidade e retaliações que sofrem é o que as faz ficar caladas), de modo que, lá está, isto agora é uma caça às bruxas, outros dizem que se uma mulher não fala na altura e só fala passados muitos anos é porque é hipócrita mostrando não compreender nada do que é o assédio... enfim, neste contexto de agressividade, ignorância e falta de honestidade introspectiva de quem diz estas coisas difícilmente haverá mulheres a denunciar abusos. Mas não será esse o objectivo dos indivíduos que orquestram estas campanhas? Inibi-las de falar? Portugal, como todas sabemos, é um país muito machista, retrógado e com extremo desequilibrio no número de mulheres em cargos de poder. É triste.
primeira página grande título acerca da 'caça às bruxas' (a própria expressão, caça às bruxas, tem origem num tempo e práticas de extrema violência gratuita contra as mulheres, por serem mulheres. Que agora se use essa expressão para vitimizar homens que são predadores e agressores de mulheres, é de uma grande miséria moral).
mais caça às bruxas
mais caça às bruxas, agora pondo em relevo esta actriz que assinou uma carta onde até se dizia que se pode ter prazer numa violação...
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.