Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
no cabeçalho, pintura de Paul Béliveau
São uma espécie de seitas cujas prioridades são:
1. a sobrevivência do grupo no poder;
2º a promoção dos amigos a apoiantes a cargos e negócios vantajosos;
3º a colecta de dinheiro para os fundos do partido;
4º a resolução dos problemas do país. Esta vem lá tão longe e está tão condicionada pelas outras que fica sempre relegada para o fim e é atraiçoada sempre que os outros interesses estão em causa.
Costa e o seu Governo contam, de facto, com o ovo no dito cujo da galinha com uma vantagem supletiva: no caso de não existir ovo, ou seja, aprovação do Orçamento do Estado pela esquerda, Costa tem neste momento a possibilidade de alcançar uma maioria absoluta.
O PCP já percebeu e desistiu de associar a reposição do tempo de serviço dos professores à aprovação do Orçamento do Estado. Qualquer radicalização por parte dos partidos à esquerda do PS ajuda António Costa e pode prejudicar seriamente os parceiros do Governo. O BE, por exemplo, ainda precisa de tempo para que a memória sobre o caso Robles se desvaneça.
seitas -
O sociólogo inglês Roy Wallis [7] argumenta que uma seita é caracterizada por "autoritarismo epistemológico": seitas se definem como fonte de autoridade para a atribuição legítima de heresia a outros grupos. De acordo com Wallis, "seitas estabelecem uma reivindicação de possuir acesso exclusivo e privilegiado à verdade ou a salvação e seus adeptos comprometidos normalmente consideram todos aqueles que estão fora dos limites da coletividade como "um erro".
Normalmente os adeptos de uma seita negam que esta seja um grupo sectário, pois acreditam que suas visões de mundo consistem na verdade plena.
Comumente, as seitas adquirem atributos religiosos como a aderência a um líder, formulação de um corpus de ensinos aceitos e ratificados por suas autoridades, promoção de eventos socializadores, disposição de símbolos identificadores comuns, sentimento de superioridade em relação aos não-membros, noção de oposição entre sagrado/profano no sentido proposto por Durkheim, Eliada e Otto.
Wiki
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.