Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
no cabeçalho, pintura de Paul Béliveau
Wolfgang Muchau
Aqui há tempos vi um programa na DW, acho, acerca dos estado de degradação física das escolas na Alemanha. Fiquei espantada e chocada. Como é que um país que está nos top five das economias mundiais tem as escolas naquele estado? Este artigo responde um bocado a esta questão: os alemães estão tão obcecados com ter excedentes orçamentais que não só não cumprem os acordos investindo e comprando aos países que estão em dificuldade como nem sequer investem no seu próprio país.
A pergunta que fica é: porque razão quis a Alemanha liderar o projecto europeu se está de costas voltadas para a Europa, ocupada em fazer dinheiro e guardá-lo fechadinho a sete chaves como o Salazar fazia? Se calhar a intenção era essa mesma: liderar um conjunto de países para enriquecer-se e nada mais. Só que não é essa a visão da Europa Comum e uma das consequências da real falta de liderança alemã já se vê no afastamento dos países de Leste que desistiram de esperar por alguma liderança dos alemães quanto à convergência dos países e voltam-se para outras alternativas, assim como se viu antes no Brexit inglês.
Se o projecto europeu falhar a Alemanha será a grande responsável e será a mais afectada porque é quem mais lucra com ter imensos países pobres sob o seu domínio para explorar. É certo que os outros países não estarão isentos de culpa porque deixaram isto, este desequilíbrio de forças, acontecer.
É a falta de líderes de qualidade nos países da Europa. Gente sem visão e dissociada do povo que enche as classes sociais que menos têm, a quem chamam depois populistas. A História está cheia de oportunidades perdidas por má liderança, falta de visão global, falta de educação intelectual.
Nós por aqui seguimos a estupidez alemã porque temos um ministro das finanças que se acha um messias genial e não ouve nada nem ninguém, apesar de ser um caso típico de falta de visão global e falta de educação intelectual.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.