Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
no cabeçalho, pintura de Paul Béliveau
O Obama fez um grande discurso, pedagógico, no Quénia, a favor dos direitos humanos, dos direitos das mulheres e da igualdade de oportunidades, a favor do entendimento entre os povos e citou Et Pluribus Unum para dizer que todos os povos da Terra são uma só tribo que é a tribo dos seres humanos.
É a primeira vez que vejo um Presidente falar explicitamente nas 'tradições' que oprimem as mulheres e as crianças e sendo um homem a fazê-lo tem um enorme importância porque deixa de ser apenas o discurso das vítimas para ser o discurso do certo contra o errado.
A maior parte dos políticos e, sendo homens, talvez a totalidade, acha que esse assunto dos direitos humanos, da igualdade de oportunidades, do sexismo, dos direitos da mulheres, etc., são coisas menores, sendo que vêem as mulheres como seres menores em termos de cidadania -histéricas que deviam dedicar-se a ter filhos e a ser bonitas e felizes- e menorizam esses problemas que dizem não ser prioritários face aos grandes problemas políticos. A questão é que os grandes problemas políticos do mundo são os problemas dos seres humanos, das suas vidas, dos seus direitos. O resto é só poder e descarga de testosterona.
Gostava de ter um/a Presidente desta categoria.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.