Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
no cabeçalho, pintura de Paul Béliveau
Donald Trump é o Duterte dos EUA. Quer dizer, se Duterte tivesse crescido nos EUA, uma sociedade democrática, civil, não dizia as coisas com esta violência (nem seria tão violento, provavelmente) e muito menos em público - teria aprendido a revestir as palavras de uma capa de civilidade, como acontece com Trump, que sendo tão misógino e violento como o outro, geralmente guarda-se de o mostrar em público. Geralmente, não sempre. Há pouco tempo incentivou a polícia a ser violenta e agressiva com os prisioneiros.
Se imaginarmos o Duterte como Presidente do país com maior poderio e ambição militar no planeta ficamos verdadeiramente assustados. Só que é isso mesmo o que se passa, embora numa escala menos agressiva. O Presidente do país com maior poderio e ambição militar no planeta é um Duterte, versão soft. Até queria instituir as paradas de poderio militar próprias de regimes repressivos. O perigo está em normalizar Trump, considerar que afinal ele não é tão mau como dizem, que até nos estamos a habituar ao estilo dele, que a imprensa afinal é mesmo má para ele, etc.
Pior que ter Trump como Presidente dos EUA é habituarmo-nos ao Trump como Presidente dos EUA e a violência e o desrespeito pelos direitos humanos passarem a ser o 'novo normal' [Alto Comissário para os Direitos Humanos deixa o cargo com críticas ao ambiente político].
Sim, Trump não aconselhou as tropas a dispararem contra os genitais das mulheres mas aconselhou a que os homens, sendo figuras públicas, as agarrassem por aí e abusassem delas antes de elas terem tempo de reagir. A presença dele na Presidência dos EUA já fez estragos nos direitos humanos, no Médio Oriente [abandonado à mercê dos interesses destruidores dos ingleses por obsessão com a China], na autoridade dos EUA para discutirem políticas globais, nas questões ambientais, na conservação da natureza e da espécies animais... e ainda agora ele está no início! Passou pouco mais de um ano!
Deus nos livre das políticas, manias e violências de Trump serem o 'novo normal'.
Duterte tells Philippine soldiers to shoot female rebels in their vaginas
Trump boasts of ‘great relationship’ with Duterte at first formal meeting
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.