Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

Bem, isso toda a gente quer, evidentemente... o problema está no como. O que se viu na legislatura anterior foi aumentar a burocracia e impor a passagem de todos como maneira de melhorar as estatísticas sem ter que resolver o problema de encontrar modos de pôr os alunos a serem actores e não apenas espectadores do seu próprio sucesso.

O que mais temo na educação são os crentes dogmáticos que trazem a revolução no bolso e nos põem a todos nós reféns da sua crença ideológica. É assim como impor uma religião única e designar todas as alternativas como heresias condenáveis. Nada na educação é exclusivo e mágico e não há uma única maneira de resolver os problemas porque estamos a falar de pessoas. Seria de supor que os decisores usassem de prudência nas medidas radicais e revolucionárias que atiram para a educação pois o voltar atrás neste domínio é uma impossibilidade ontológica e entretanto já se estragaram muitas pessoas pelo caminho. 

 

publicado às 19:16


21 comentários

Imagem de perfil

De júlio farinha a 28.10.2019 às 19:33

Olá Beatriz. Resto de boa noite. Estou de volta depois de problemas de saúde colaterias.
Sempre me espantou a forma como venceu a doença.
O meu afastamento também se deu pela percepção que não precisava já do meu presumível apoio.
Também comecei a ter alguma dificuldade em acompanhar o seu ritmo vertiginoso que imprimia à sua publicação. Vamos lá a ver, agora?
Imagem de perfil

De beatriz j a a 28.10.2019 às 19:38

Esteve doente? Lamento. Espero que esteja melhor.
Eu gosto sempre de comentários, seja de apoio seja de desafio.
Estive aí uns meses de baixa e publicava a um ritmo vertiginoso, é verdade :)
O blog destressa-me.
Sem imagem de perfil

De M. Alves a 28.10.2019 às 19:35

Espantoso, mais uma vez estou de acordo consigo (excepto nas palavras impôr e supôr que não têm acento).
Beijinhos
Imagem de perfil

De beatriz j a a 28.10.2019 às 19:39

eu escrevo à antiga...
Imagem de perfil

De beatriz j a a 28.10.2019 às 19:54

tem razão. impor e supor não têm acento.
Sem imagem de perfil

De M. Alves a 28.10.2019 às 20:01

"tem razão. impor e ..." É a primeira vez que concorda comigo. Fico feliz.
Sem imagem de perfil

De Manuela a 28.10.2019 às 23:03

Ó pá, eu estou cansada de tudo isto: da inclusão, da flexibilidade, dos testes comuns, das disciplinas semestrais. Agora só faltava mais esta: passá-los todos até ao 9 ano.
Mas também te digo. A mim, só me faltam 3 anos,no máximo, pra me ir embora. Por isso, deito a toalha ao chão! Estou farta!
Imagem de perfil

De beatriz j a a 29.10.2019 às 02:14

estou cansada das dezenas de reformas dos últimos 15 anos.
Sem imagem de perfil

De M. Alves a 29.10.2019 às 09:30

Eu quero aplaudir ..... as duas.
Beijinhos
Sem imagem de perfil

De Manuela a 29.10.2019 às 17:07

Então não é que já bastava "tirarem-me" aulas por causa dos testes comuns, agora também mas vão tirar porque levam-me os alunos pra visitas de estudo?
Tá tudo doido?! Como é que vou cumprir o programa??!!
Sem imagem de perfil

De M. Alves a 29.10.2019 às 17:46

"Tá tudo doido?!" Estou muito de acordo.
Imagem de perfil

De beatriz j a a 29.10.2019 às 18:23

hoje estou muito cansada. precisava de paz na minha vida. e de perceber as pessoas, também.
Sem imagem de perfil

De Manuela a 29.10.2019 às 18:28

Há pessoas que, por mais que tentes, nunca vais perceber.....
Quanto à paz, olha, procura um pouco mais de azul....e talvez ajude.
Beijinho
Imagem de perfil

De beatriz j a a 29.10.2019 às 18:37

Obrigada :) para ti também
Sem imagem de perfil

De John Wayne a 29.10.2019 às 22:19

Para tudo!
Testes comuns? O que é isso?
Imagem de perfil

De beatriz j a a 30.10.2019 às 07:38

Testes comuns são testes que um grupo disciplinar faz em conjunto e é dado no mesmo dia a todos os alunos de todas as turmas e depois corrigido com os mesmos critérios. Não tem ganhos pedagógicos. Durante anos o ME obrigava a fazer provas globais (embora os testes comuns não sejam globais, seguem a mesma lógica de funcionamento) e ao fim de vários anos verificou que não tinha resultado em alterações com algum significado no resultado dos alunos e acabou com isso.
São uma perturbação porque o teste comum de inglês, vamos supor, calha na hora de outras disciplinas que têm que ceder as suas aulas para aquilo. Se houvesse testes comuns a todos as disciplinas perdíamos imensas aulas...
Sem imagem de perfil

De John Wayne a 30.10.2019 às 09:48

Lembro-me, obviamente, das provas globais.
Não sabia dessa coisa dos testes comuns. Então não há diferenciação? É tudo igual afinal?
Imagem de perfil

De beatriz j a a 30.10.2019 às 14:32

Não. Não é obrigatório. Só fazem os grupos que querem e praticamente ninguém quer.
Sem imagem de perfil

De Manuela a 30.10.2019 às 15:51

Uma pequena correção: não faz quem quer! Na minha escola toda a gente estava contra MAS o Diretor obrigou a fazer os testes a TODAS as disciplinas e em todos os anos. Resultado: todos os professores perdem horas de aula! Voilà!
Imagem de perfil

De beatriz j a a 30.10.2019 às 15:56

A sério? Que horror! Para quê?
Sem imagem de perfil

De Manuela a 30.10.2019 às 19:49

Para fazer a vontade ao Senhor Diretor....

Comentar post



no cabeçalho, pintura de Paul Béliveau. mail b.alcobia@sapo.pt

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.



Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2011
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2010
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2009
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2008
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Edicoespqp.blogs.sapo.pt statistics