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no cabeçalho, pintura de Paul Béliveau
Catalunha. Escolas vão ser ocupadas pela polícia no fim de semana
Estou convencida que a votação no referendo, se ele tivesse sido normalmente realizado, seria contra a independência. Os catalães lêem jornais e sabem os problemas do brexit num país com o tamanho e a riqueza da Inglaterra. Agora, já não estou tão certa disso acontecer pois, neste momento, o voto a favor de ficar ligado a Espanha é, ao mesmo tempo, um voto de assentimento ou conivência, no mínimo, com a repressão, a violência e as prisões políticas que os catalães estão a sofrer.
A UE que se queixa, com razão, do autoritarismo na Hungria e Polónia, assiste a esta repressão na Catalunha, com presos políticos e tudo, como se fosse uma coisa normal, isto é, como se fosse um Estado a reagir a hooligans.
Por muito que custe a Espanha que os catalães se desliguem do reino, se a esmagadora maioria das pessoas quiser desligar-se, desliga-se, mais tarde ou mais cedo. É isso a auto-determinação dos povos consagrada na Carta dos Direitos Humanos.
Só me parece que nestes casos de referendos de independência, por serem fracturantes das sociedades que vão a referendo, não das que assistem de fora à espera dos resultados, a votação só poderia ter valor de decisão com uma maioria de 75% e nunca menos. Veja-se o que acontece em Inglaterra onde a votação foi meio-meio e deixou a sociedade profundamente dividida e, uma das partes, muito ressentida com a outra. Isso há-de ter consequências negativas na coesão da sociedade inglesa.
Agora, o que me parece indefensável é prender as pessoas para impedi-las de dizer que querem o divórcio. A Constituição espanhola proibe o divórcio? Mude-se a Constituição. As leis devem ir aperfeiçoando-se no sentido de serem cada vez mais justas e não cada vez mais repressivas dos direitos das pessoas. Senão, o que fica implícito é que as pessoas têm direito a expressar-se desde que o que dizem não incomode o poder, caso contrário calam-nas com o abuso da força. [ vendo bem, vendo bem, tal qual como na escola...]
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