Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
no cabeçalho, pintura de Paul Béliveau
Estive aqui a arranjar uns textos e umas imagens para as turmas do 10º ano. As aulas de introdução à Filosofia são tão complicadas e difíceis... tenho andado a semear a confusão (lol) com questões e problemas e isto sem lhes dar, nem respostas, nem apontamentos que eles é que têm que aprender a saber estruturar as ideias de modo pessoal no caderno. É claro que ensino como se faz mas tudo lhes é confuso e estranho e para alguns, muito novinhos de idade, muito abstracto. Semei a confusão justamente porque preciso, ao mesmo tempo que vou introduzindo um certo modo de pensar as questões, de sentir a dinâmica das turmas, a capacidade de linguagem, o vocabulário, o raciocínio, o interesse, etc. Deixo, de propósito, que façam incursões em temas paralelos à conversa, que não são propriamente os da filosofia mas que vejo lhe interessam muito. Passei um filme e gerei uma grande discussão acerca de saber se será mais importante a liberdade ou a paz, não se podendo ter ambas.
Vejo que estão ainda muito desorientados sem saber ao certo de que raio trata esta disciplina.
Amanhã começamos a organizar ideias.
Amanhã também tenho a primeira das reuniões de pais das minhas DTs. Também estive a prepará-las. Ninguém gosta de reuniões de pais a não ser os professores. Alguns, não a maioria, nem de perto nem de longe. Mas os pais... sairem do emprego e terem que ir cansados, ao fim do dia, para uma escola ouvir professores... eu quando tinha que ir às reuniões do meu filho detestava. Ainda para mais porque às vezes estava a ouvir falar dos problemas e estava a ver muito bem o que se teria passado. Enfim, uma pessoa tem que tornar as reuniões de pais agradáveis e úteis, senão não voltam lá. E a meu ver a primeira reunião de pais é fundamental. Se as coisas forem bem feitas, dali até que saiam do secundário, tenho colaboradores e não opositores.
Mas pronto, esta semana vai ser um massacre de cansaço. Logo se vê. É da maneira que tenho a cabeça ocupada e não me dá para pensar noutras coisas. Para a outra semana já tenho testes marcados ao 10º ano!!! Como passou o tempo tão depressa se os dias têm sido tão difíceis...? Vou ter que inventar testes diferentes, com pequenos problemas para pensarem ou assim.
Enfim, é o início do ciclo. Se tudo correr bem (e porque não há-de correr?) daqui a um par de meses tudo isto é jóia, como dizem os brasileiros.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.