Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

Tenho estado numa formação de Filosofia. É claro que trocámos pontos de vista sobre a experiência de cada um relativamente ao tema e a outros assuntos da didáctica da Filosofia. Uma maioria, pareceu-me, de colegas ali presentes, também concorda que as AE são incongruentes com o programa em vigor e, por isso mesmo, retiraram-lhe coerência; mas, pior ainda, tentam reduzir o ensino da Filosofia à lógica predicativa e à argumentação, como se argumentar abarcasse todo o projecto de compreensão do real e pudesse obliterar a ontologia. Também notam que a mesmíssima tendência se passa em outras disciplinas como o Português, cada vez mais reduzido ao ensino de técnicas. Como dizia lá uma colega, qualquer dia os professores de Matemática podem substiuir os de Filosofia.

E eu acrescento, também os de Português e todos os outros e teremos uma espécie de Teologia Matemática da realidade onde o que não é matemático ou matematizável vai parar à fogueira...

 

Estes grupos da Filosofia Analítica que dominam a Filosofia em Portugal, no ensino secundário, de modo autoritário e que têm, além disso, um lobby muito forte nas editoras de manuais e no ME têm um comportamento anti-filosófico de fechamento a outras leituras alternativas à sua.

 

O programa de Filosofia precisa de uma mexida que o torne coerente, por um lado e, por outro, que reequilibre os temas e os actualize.

Faz uma falta essencial a reflexão sobre a Filosofia Política e sobre a questão acerca do que é Uma Boa Vida, que se ligará a uma ética prática. A Filosofia é rica em propostas, desde a aristotélica e a estóica à existencialista.

São dois temas absolutamente essenciais num programa do secundário e que estão ausentes. Acerca da Filosofia Política ainda conseguimos falar qualquer coisa a propósito do Ralws, mas pouco porque a maneira como os livros o arbordam é técnica: argumentos a favor, argumentos contra.

Em contrapartida, a questão da ciência está demasiado desenvolvida com pormenores que não são prioritários neste tipo de ensino. Qual é o propósito de os alunos terem que saber todas as etapas de evolução do método científico, o indutivismo clássico, o hipotético-dedutivo e o falsificacionismo, todos estudados em grande pormenor...

 

Daqui até ao fim de Julho quero ter planificadas as aulas do 10º ano, que vou dar para o ano e que têm que obedecer já a essas AE, com todas estas incongruências. Vamos ver. Tenho que pensar isso muito bem porque não vou reduzir o ensino da Filosofia à Lógica e à esgrima de argumentos e ao dirimir da sua dimensão ontológica .

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 15:33


4 comentários

Imagem de perfil

De Albertino Ferreira a 17.07.2019 às 16:29

Muita força, a qualidade do ensino, se ainda existe, muito aos professores se deve, que insistem na qualidade em em formar cidadãos conscientes; o governo, movido por interesses que ele lá sabe, preocupa-se mais é em formar robôs, que fazem tudo os que lhes ordenam...
Imagem de perfil

De beatriz j a a 17.07.2019 às 16:31

obrigada, penso o mesmo.
Sem imagem de perfil

De Manuela a 17.07.2019 às 16:56

E a Filosofia é tão importante porque ajuda a pensar. Se calhar é isso que o Poder não quer que façamos......
Imagem de perfil

De beatriz j a a 17.07.2019 às 17:00

por um lado isso, por outro, penso, tem a ver com uma invasão abusiva da matemática em todos os domínios da realidade

Comentar post



no cabeçalho, pintura de Paul Béliveau. mail b.alcobia@sapo.pt

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.



Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2011
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2010
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2009
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2008
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



edicoespqp.blogs.sapo.pt-Google pagerank,alexa rank,Competitor