Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

 

 

Agrada ver a justiça a funcionar, ainda que não saibamos se isso se deve à coragem pessoal de uns juízes mais uns procuradores. Tanto faz porque o que vemos é que afinal nem todos são são cúmplices, coniventes, amedrontados ou corruptos. O modo como em Portugal a impunidade se passeia em público, depois de destruir tudo à volta como um cancro, o modo como se tornou vulgar entrar na política e cargos satélites com uns tostões e sair de lá com milhões no maior desprezo pelo serviço público, só trabalhando para o mealheiro pessoal, não só é extremamente revoltante como também perigoso pois que democracia resiste à corrupção, tráfico de influências, branquamento de capital e roubo endémicos (veja-se o caso do México)? E não é só a democracia que vacila, é o próprio país enquanto nação independente que corre risco de desaparecer como já aconteceu na História, mais que uma vez.

 

 

publicado às 12:39


28 comentários

Sem imagem de perfil

De SILVA a 23.11.2014 às 16:20

Acho que isto foi planeado para que as investigações não avancem mais, assim ninguém vai ser culpado e terminam as dores de cabeça,podem viver descansados o resto dos seus dias, não há duvida nenhuma que Portugal tem um nível de corrupção equivalente aos países mais visados, sempre achei que um pais sem justiça era corrupto, de qualquer forma não deixa de ser positivo para que muito boa gente entenda uma vez por todas que este ex foi o que mais destruiu o pais, claro que cada um á sua época.
Imagem de perfil

De beatriz j a a 23.11.2014 às 18:13

Não acho que tenha sido planeado. Acho que tentaram levá-lo antes que se soubesse, num carro low-profile e tudo mas já se sabe que há sempre fuga de informação. Acho que se ele soubesse que iria ficar guardado à vista tinha fugido como fizeram os amigos dele: o Vara, a Felgueiras..
Sem imagem de perfil

De Bela a 23.11.2014 às 18:36

Esta prisão traz 'água no bico'.
Como neste país, normalmente, tem-se mmuuuuiiiiito mais pena dos culpados que das vítimas, pode ser que neste caso seja ao contrário.

E se assim for, se nas próximas eleições presidenciais se este senhor se candidatar, terá a maioria dos votos dos portugueses.
Imagem de perfil

De beatriz j a a 23.11.2014 às 18:38

Não acredito nisso. Espero que agora as coisas venham a saber-se e não lhe seja possível dizer que é um pobrezinho
Sem imagem de perfil

De FAFA a 23.11.2014 às 19:31

Eu sei porque os adversários de Sócrates tem medo o receio deles é que ele se candidate á presidência da república tenho a certeza que ele ganhava com uma grande maioria dos votos de certeza que fazia melhor figura que este que só quer é passear com a sua Maria.Então trataram de lhe fazer a "CAMA" com antecedência não há escrupulos na politica
Imagem de perfil

De beatriz j a a 23.11.2014 às 19:35

Pois claro... deixemos os corruptos impunes para não atrapalhar a canidatura deles à Presidência da República :))
Sem imagem de perfil

De rrr a 23.11.2014 às 22:03

Bem respondido!
Sem imagem de perfil

De Pedro Fernandes a 23.11.2014 às 19:54

Sem estar para acusar ou defender ninguém.
Para começar gostava de saber que raio de segredo é este registado em directo pela SIC. Depois é verdade que se o Sócrates é culpado, o que resta da nossa confiança na política e nos políticos, bem... restará alguma coisa? Mas... se o Sócrates não for culpado, o que resta da nossa confiança na Justica, bem... Vai acabar por não restar nada, a nossa democracia está moribunda, temos todos de reflectir seriamente sobre que País é este, sobre o queremos realmente, que valores são realmente importantes, quem tem sido as pessoas a quem temos oferecido o poder. As nossas chamadas elites políticas estão podres, está tudo corrompido pelos anti valores do chamado poder económico/financeiro, escondem-se e protegem-se por trás do sistema legal que foi elaborado à medida, que é legal sim mas imoral, muito!
E somos nós que o temos permitido.
Imagem de perfil

De beatriz j a a 23.11.2014 às 20:16

Não acho que esteja tudo podre. Acho que muitas pessoas beneficiaram dos tempos caóticos pós-revolucionários para montar grandes esquemas. Mas a justiça está a funcionar e de resto, acho que cabe a todos pressionar para que nunca deixe de funconar. Quanto a termos posto lá estes senhores, eu não pus (nem o Sócrates nem o que lá está) e é pena que tantos votem neles mas a democracia é isso também, acho eu.
Sem imagem de perfil

De AndreL a 23.11.2014 às 21:14

Há aqui fatores a ter em conta pois deverão ter relevo em algumas conclusões, mesmo que precipitadas. Foram presos para interrogatório, os 3 O advogado o amigo e o motorista, foram interrogados e enquanto isso Sócrates andava "atrapalhado" para apanhar o avião de volta, mais certo era já saber, tanto que o Ex PGR Pinto Monteiro almoçou com Sócrates antes da detenção (Muito estranho não?). Finalmente Sócrates atina no avião e vem mesmo em lowcost (lol). Todos estão a comentar medida de coação aplicada a Sócrates mas esquecem-se que os outros 3 também estão de "saco", não que houvesse perigo de fuga. Poderia fortemente haver perigo de ocultação de provas ou outros movimentos para camuflar o inexplicável (pelo menos pelo que suspeitamos). A PGR ainda não se manifestou, vamos aguardar.
Algo de grave é! O que é realmente, forte suspeita crime económico (foi preso pela autoridade tributária). Teve origem em uma "denúncia" bancária da CGD por transação suspeita, segundo novo regulamento.
Se tudo vier-se a prova, delito de fraude fiscal, a política em Portugal vai morrer e terá de nascer das cinzas uma nova política, coisa que muitos de nós tem reclamado à muito, estamos cansados destas tretas.
Imagem de perfil

De beatriz j a a 23.11.2014 às 21:58

Pois, o que parece é que ele já sabia (até andou a fazer perguntas ao Pinto Monteiro sobre o que o esperaria...?)e hesitou em vir... mas acho que não esperava ser guardado à vista e não ter tempo de ir aqui e acolá e falar com este e com aquele. Se calhar as autoridades que o prenderam já sabiam que ele sabia e que tinha falado com o Pinto Monteiro e tudo. Daí terem ido buscá-lo ao avião e não o largarem. E prenderem todos ao mesmo tempo para que nenhum tivesse tempo de 'fazer diligências' previamente combinadas...? Mas homem é um passarão com a escola toda. Acho que, se a justiça conseguir funcionar, a partir de hoje as coisas serão melhores no sentido da justiça ganhar confiança e perceber que não há intocáveis. Que vivemos em sociedade democrática e não em feudo e que devemos vassalagem a ninguém. Vamos ver como as coisas correm.
Sem imagem de perfil

De AndreL a 23.11.2014 às 23:51

Uma coisa é descaradamente clara, Sócrates mentiu quando na entrevista afirmou que o dinheiro que o alimentava quando andava a estudar(cof cof a viver no luxo) em Paris afinal não era empréstimo da CGD, era a mamã a (passar guita faseadamente) pró filhote, isto enquanto, o resto remonta a um tempo anterior a esses estudos filosóficos.... 2.8 Milhões fora os comes e bebes 5 estrelas, um pópó topo de gama, apartamentos na Braamcamp e uma conta recheada na Suíça. Um ex ministro que esteve a estudar, tsc, tsc.... O amigo testa de ferro da quita e o Motorista para fazer entrega das tranches.
Há aqui algo que me escapa completamente, se isto não for uma forma de esconder o ilícito.......
Sem imagem de perfil

De AndreL a 24.11.2014 às 00:12

Lembrar de uma nóticia de 2011 - "O Correio da Manhã conta hoje que a família de do ex-primeiro-ministro José Sócrates tem 383 milhões em offshores. Os documentos foram entregues por Mário Machado. Acrescenta o CM que a empresa criada em 2000 no paraíso fiscal de Gilbraltar movimentou autênticas fortunas. Gestores são tio, tia e primos de Sócrates.

O número, astronómico, é o somatório dos movimentos bancários de uma empresa com sede em Caimão, cujos gestores são o tio, uma tia e primos dos ex-primeiro-ministro José Socrates. A escritura da empresa foi feita em Gibraltar em 2000 e os documentos bancários relativos à mesma encontram-se no Departamento Central de Investigação e Acção Penal do Ministério Público, conta o Correio da Manhã.

Fazem parte do lote de documentos entregues pelo advogado de Mário Machado, o líder da extrema-direita que se encontra na cadeia, à Procuradoria-Geral da República, em Junho passado." www.dn.pt/especiais/interior.aspx?content_id=1977989&especial=Revistas de Imprensa&seccao=TV e MEDIA
Imagem de perfil

De beatriz j a a 24.11.2014 às 09:39

Sim, lembro-me dos 383 milhões, de terem pago a pronto as casas de Lisboa (ele que como diz não tem poupanças), da escritura da casa ter desaparecido misteriosamente, das centenas de cheques encontradas numa cómoda do tio ou lá o que foi...
Imagem de perfil

De beatriz j a a 24.11.2014 às 09:34

Exacto. Eu já morei em Bruxelas com um filho a estudar na escola Europeia e sei o custo da vida lá - quanto custa a mensalidade da escola, qualquer serviço por mais pequeno que seja, ir comer fora... Ora, Paris é muito mais cara. Para não falar nos 3 milhões que deu pelo apartamento. Mas o problema é que os políticos (todos) não deixam aprovar a lei do enriquecimento ilícito...
Sem imagem de perfil

De Makiavel a 23.11.2014 às 22:00

Quando alguém de quem não se gosta politicamente é visado pela justiça, diz-se logo que a justiça agora é que está a funcionar, que acabou a impunidade e outras pérolas. Se por acaso, e contra a campanha em andamento nos pasquins de referência, o visado for absolvido ou nem sequer acusado, logo virão os mesmos dizer que há corrupção e amiguismos ao mais alto nível, que eles se protegem, e outras pérolas.
Que post mais intelectualmente desonesto. Mais valia ir perorar para um pelourinho.
Imagem de perfil

De beatriz j a a 23.11.2014 às 22:06

Eu não digo que acabou a impunidade mas que será um grande golpe na impunidade, ah isso será. Eu não gosto dele justamente por ser um indivíduo sem nenhum préstimo que muito estrago fez ao país e não me parece normal que tenha vida de milionário sem meios para tal e que ninguém nunca lhe tivesse feito perguntas.
Se ele consegue safar-se disto? Talvez. O homem é um passarão e tem a escola toda. Infelizmente.
Sem imagem de perfil

De R. Jorge a 23.11.2014 às 22:34

Este gajo não passa de um enganador, charlatão, pseudo-engenheiro com tiques de ditador. Mas a rapaziada iludida gostou e votou nele. Duas vezes. Tanto mais esperto é o fraudulento quanto mais burro é o roubado...Só desejo que o pijama às riscas lhe assente bem. Armani de preferência.
Sem imagem de perfil

De Luis Carlos a 23.11.2014 às 22:53


https://www.youtube.com/watch?v=93LhNOEncxE

Enfim, palavras para quê?
Imagem de perfil

De beatriz j a a 23.11.2014 às 22:59

:) Isso... vaidosos são eles todos. Preocupam-se com a imagem acima de tudo porque vivem para os votos...
Sem imagem de perfil

De AndreL a 26.11.2014 às 20:39

com provas dadas fica melhor em Évora, com pijama aos riscos...........
Imagem de perfil

De beatriz j a a 26.11.2014 às 21:11

no comments
Sem imagem de perfil

De john warrior a 24.11.2014 às 02:57

Acho piada tantos defensores da honra do Pinoquio... O que se passou
em Portugal nos ultimos 20 anos foi o Regabofe completo especialmente quando tivemos este ex-PM que afirmava que as dividas não são para
pagar mas para ir pagando.... Boas lições para a Juventude. 3 autoestradas para o Porto, avião, TGV num pais com 10 milhoes mal medidos só num pais de loucos. Mas como todos estes Negocios davam dinheiro a muita gente era facil assobiar e olhar para o lado. Já há uns anos que eu digo que se houver um juiz com TOMATES e tiver coragem para puxar a ponta do cordel do novelo (nossa classe politica) vai quase tudo dentro e teremos que arranjar uma nova classe politica que ande de Corsas ou Clio, em vez de Audis e Bmws a prova de bala, como nos paises civilizados. Talvez seja agora que temos uma verdadeira Revolução mas de mentalidades...
Imagem de perfil

De beatriz j a a 24.11.2014 às 09:41

Vamos ver como isto corre. Para já, term-no constituído arguido é um bom sinal. Parecia que toda a gente tinha medo dele.
Sem imagem de perfil

De AndreL a 27.11.2014 às 00:15

Um lembrete;

Mãe de Sócrates comprou a pronto apartamento a “offshore” e declarou menos de 250 euros. Não foi encontrado registo da entidade a quem o primeiro-ministro comprou o seu. A mãe do primeiro-ministro José Sócrates, Maria Adelaide Carvalho Monteiro, comprou o apartamento onde reside na Rua Braamcamp, no centro de Lisboa, a uma sociedade “offshore” com sede nas ilhas Virgens Britânicas, e pagou-o a pronto num ano em que declarou menos de 250 euros de rendimentos, noticia hoje o jornal diário “Correio da Manhã”, que investigou o património da família do primeiro-ministro.

O negócio aconteceu em 1998, nove meses depois de José Sócrates se ter mudado para o mesmo edifício (o Heron Castilho) e antes do licenciamento do Freeport. O apartamento da sua mãe tinha um valor tributável de 224 mil euros. No mesmo ano, a mãe do primeiro-ministro vendeu a sua moradia na zona de Cobre, em Cascais.

As ilhas Virgens Britânicas são um paraíso fiscal e foi apenas a mãe do primeiro-ministro que comprou o apartamento a uma sociedade destas ilhas. Ainda de acordo com o “Correio da Manhã”, que cita os registos prediais, a maioria dos outros proprietários fizeram a aquisição a uma outra “offshore”, a Heron Internacional, N.V., das Antilhas Holandesas.

Aparentemente, a Heron Portugal, que terá construído o imóvel, vendeu tudo a uma empresa de nome semelhante, a Heron Internacional, e só depois se realizaram as vendas aos particulares.

Como a empresa estava num “offshore”, os compradores beneficiavam de uma tributação muito mais reduzida ao nível do valor do património, conta ainda o “Correio da Manhã”.Não foi no entanto encontrado registo da entidade ou pessoa a quem o primeiro-ministro comprou o seu apartamento. Mais tarde, em 2003, quando se divorciou pagou a pronto a parte da mulher. A mãe do primeiro-ministro tem uma pensão mensal de mais de três mil euros, do Instituto Financeiro da Segurança Social

o que circulava de noticia em 2011
Imagem de perfil

De beatriz j a a 27.11.2014 às 06:03

Pois e segundo me lembro das notícias de então, a escritura desapareceu misteriosamente
Sem imagem de perfil

De AndreL a 26.11.2014 às 23:56

"Bai ber o bideo do Soares, carago" :) ironia. Soares sai-se pessimamente e olha que é o fundador do PS, ele está a colocar em causa todo o silencio do seu partido. "Coitado" o velhote já está a ficar para além de senil (perdoem-me mas é a verdade).. E olha que ele sabe de Direito, se ainda se lembrar o que é direito quanto toca a amigos partidários (não comparável com um amigo de infância, onde pode haver cumplicidade........ livra o que estou eu a dizer :P ).. Esse novos "putos" desta promiscua governança abusaram e lambuzam. Os velhos do Restelo ainda querem que tudo seja nada mais que uma discussão política retirando a seriedade do debate, na redundância da bandeira partidária. Quando se olha cegamente pela bandeira partidária o resto não interessa e defende-se o que pouco tem para defender, ataca-se a entidade que mais deveria ser respeitada neste momento. O velho está parvo não está (desculpem não quero ofender ninguém mas o comentário de uma figura publica, conhecedor do Estado de direito, gritar a teoria da cabala.....).
O meio morto (Cavaco) cala-se, outros apontam o dedo e gritam "tens o rabo entalado".
Prontes, está o caldo entornado.

Em suma andamos na berlinda de uma forma de Política que pouco trouxe de
beneficio e no fim já sabemos a conversa de anos e anos de cor e salteado.

Será que aprendemos a lição de vez?
Bem ajas, cmps.
Imagem de perfil

De beatriz j a a 27.11.2014 às 06:00

Parece-me que muita gente está habituada a poder fazer o que quer só porque tem votos e agora cerram fileiras para não perder o privilégio da impunidade.

Comentar post



no cabeçalho, pintura de Paul Béliveau. mail b.alcobia@sapo.pt

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.



Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2011
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2010
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2009
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2008
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Edicoespqp.blogs.sapo.pt statistics