Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
no cabeçalho, pintura de Paul Béliveau
Cinco jovens foram parar à esquadra por pintarem um mural e terão ouvido "insultos políticos" dos agentes
Cinco membros da Juventude Comunista Portuguesa (JCP) queixam-se de terem sido "humilhados" e "insultados" na esquadra da PSP das Olaias, em Lisboa. Os jovens, quatro raparigas e um rapaz com idades entre os 15 e os 17 anos, estariam a pintar um mural com a frase "Vem para a luta por uma escola pública e democrática" na rotunda das Olaias quando foram abordados por dois agentes da PSP. "Com o argumento de que o grupo estava a incorrer num crime de dano público, apesar de se tratar de um mural onde se pode pintar", garante Guilherme Fernandes, membro da comissão política da JCP. Os agentes terão dado "duas possibilidades" aos jovens: "Ou voltavam a pintar o mural ou seriam levados para a esquadra."
O incidente acabaria com os cinco jovens na esquadra, onde terão sido "insultados". Enquanto procediam às identificações, os agentes terão proferido insultos como "Vocês, comunistas, vivem num mundo à parte." As quatro raparigas, acusa a JCP, "tiveram de se despir" e foram revistadas por uma agente, "para se saber se estariam na posse de droga". Um procedimento "normal", garante a PSP, mas que os comunistas consideram humilhante. "A verdadeira intenção foi humilhar e não procurar droga, até porque o grupo foi para a esquadra por estar a pintar um mural, nada indiciando que pudesse estar na posse de estupefacientes", defende Guilherme Fernandes
Esta notícia deixou-me mesmo mal disposta. Se a notícia está correcta, e deve estar porque a polícia não a desmente, a polícia abusou claramente da autoridade e humilhou miúdas de 15 e 16 anos sem razão nenhuma. Uma pessoa queixa-se que os miúdos hoje em dia só estão agarrados aos jogos de PC e só pensam em dinheiro e não se entregam a nada de útil. Umas miúdas resolvem pintar um mural a defender um ideal (sim, porque lê-se que estavam a escrever pelo direito a estudarem, não estavam a escrever palavrões nem insultos a ninguém. Ou neste país já nem nos podemos queixar da vida?) e são levadas para a esquadra...sítios cheios de homens e mandadas despir...com 15 anos (o rapaz não, só elas)...não sei...os polícias estavam na sala do lado a espreitar as miúdas a despirem-se? Isso é uma coisa mesmo agressiva. Sem nenhum motivo, pelo que se lê na notícia. mesmo só para humilhar. Homens feitos divertem-se a humilhar garotas adolescente. Que nojo!
Será que não têm filhas? Gostavam que uns tipos agarrassem as filhas e mandassem despir-se só para se divertirem e se distraírem das suas vidinhas tristes? Mas qualquer um não percebe que é assustador ser levada, com 15 anos, para uma esquadra e ter de se despir?
Isto explica muito do que é a cultura bruta do nosso país onde todos os dias homens humilham e matam as mulheres, as namoradas e as filhas. Estes exemplos ajudam muito, sim senhor...
Quer dizer, estas miúdas, como nós todos, vêem em cada polícia o representante de toda a polícia. A polícia que é suposto proteger. Um dia que precisem de ajuda vão fugir da polícia. A partir de agora passaram a não confiar na polícia e a ter medo e uma certa repulsa da polícia.
Que diabo! Os tipos mesmo que passam droga e que cometem crimes, a esses não os incomodam, mas vão usar de excesso de coercção em miúdas que protestam porque se preocupam com os estudos? E o chefe da polícia vem dizer que foi um fait-divers?
Que diabo! Isto deixa uma pessoa mal do estômago. Que nojo! Há gente mesmo estúpida, estúpida.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.