Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]





isto está tudo ao contrário...

por beatriz j a, em 14.06.10

 

 

Acabo de vir da 'reunião da norma 2', como lhe chamo. A reunião geral de professores para as informações dos exames. De ano para ano cresce o absurdo. Este ano as novidades são as regras que dizem que devemos inspeccionar os lenços dos alunos(!) (tipo, alguém espera mesmo que eu vá ver o conteúdo que foi deixado nos lenços??!! A segunda é uma regra não-regra: devemos avisar os alunos que faltam 10 ou 15 minutos para tocar mas cuidado porque depois os alunos podem queixar-se de que lhe cortámos o raciocínio!!! LOL  Isto dá-me logo vontade de dizer uma coisinha que não vou dizer...

Há muito que os exames deixaram de ser um espaço/tempo pedagógico para se tornarem num espaço/tempo judicial, onde os alunos são, supostamente uns espertalhões, copiadores profissionais e nós temos de ser os polícias do giro.

É verdade que hoje em dia temos que estar sempre alertas com isso porque a cultura do copianço está tão interiorizada que mesmo os bons alunos, se nos vêem afrouxar a guarda caem logo na tentação de copiar. É uma chatice. Passo-me com isso.

Hoje de manhã levei um quarto de hora a descobrir de onde tinha sido copiado um trabalho. É claro que vejo logo que o que ele escreve não é dele: eu sei como cada um dos alunos pensa, o tipo de frases que costumam utilizar, o nível de linguagem e raciocínio, a cultura, etc., de modo que quando um miúdo do 10º ano me escreve num trabalho que 'a dicotomia claro-escuro tem uma referência classicista própria dos contrastes onde os jogos de luz se abrem em cruz....', etc., eu topo à légua que não foi ele que pensou aquilo: ele nem sabe ao certo do que está a falar! Enfim...fiquei tão chateada que perdi a vontade de corrigir o resto dos trabalhos.

Um aluno, que é bom aluno, dos que mais intervem, e bem, nas aulas. Copiou com requinte. Foi copiar de um site inglês e deve ter usado o google translate, não sei. O que sei é que não foi a primeira coisa que me lembrei e perdi imenso tempo a encontrar o site que serviu para o copianço e perdi demasiado tempo com um trabalho só.

Mas isto para dizer que durante o ano os alunos copiam que nada acontece na maior parte dos casos e é aceite como coisa normalíssima -não vinha ontem no jornal que uma mãe esbofeteou uma professora por a filha ter sido apannhada a copiar?- e depois chega-se aos exames e até temos que ver os lenços dos alunos!

Isto parece-me estar tudo um bocado ao contrário..

publicado às 19:55


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



no cabeçalho, pintura de Paul Béliveau. mail b.alcobia@sapo.pt

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.



Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2011
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2010
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2009
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2008
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D


subscrever feeds


Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Edicoespqp.blogs.sapo.pt statistics