Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
no cabeçalho, pintura de Paul Béliveau
O Governo rejeitou hoje, terça-feira, a redução do número de alunos por turma como forma de melhorar o aproveitamento e a disciplina nas escolas, alegando dispor de dados que contrariam os argumentos da petição lançada pelo Movimento Escola Pública.
"Olhando para o sistema educativo no seu conjunto, para as cerca de 60 mil turmas existentes no ensino público, verifica-se que não existe uma correlação entre a dimensão das turmas e os resultados dos alunos", disse.
Segundo o governante, os alunos não têm melhor aproveitamento escolar nas turmas mais pequenas: "Verifica-se inclusive que as turmas com menos de 10 alunos são as que geram maiores taxas de insucesso escolar".
Cá estão os argumentos desonestos do costume que dizem que não há correlação empírica que prove que o ensino melhora com menos alunos. Pois, não há nem nunca haverá! Quanto aos dados que mostram o contrário e que dizem que as turmas mais pequenas são as de maior insucesso, é mais outra: pois numa turma de 10 se 2 chumbam isso traduz-se em 20% de insucesso....
Já não são capazes de argumentação séria! É a aprendizagem por habituação a funcionar?
É como a ministra ir ao parlamento dizer que é injusto aquela avaliação simulacro não contar para o concurso e depois o tribunal dizer que é injusto aquela avaliação injusta contar para o concurso.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.