Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
no cabeçalho, pintura de Paul Béliveau
Jimi Hendrix faria hoje 69 anos.
Há guitarristas extraordinários e depois há o Jimi Hendrix, uma força da natureza com a guitarra nas mãos.
'Red House' deve ser das músicas dele que mais gosto e ele tocava-a sempre de maneira diferente. Aqui vemo-lo a trabalhar a música à medida que a toca. Ele tocava qualquer guitarra, mesmo sem as cordas adaptadas para a mão esquerda (ele era canhoto) e, nem sempre usava uma Fender Stratocaster, como se vê neste vídeo.
O indivíduo era um músico de excepção. O som que ele tira das guitarras vai desde o poético e sensual que aqui se ouve aquele som que é uma espécie de gume afiado. 'Red House', blues on the rock, tem aqui o efeito do LSD em quem a ouve, sobretudo a partir do minuto 5.00.
Já esta música, tocada naquele que foi, talvez, o seu melhor concerto com a melhor banda com que tocou -Band of Gypsys- no Filmore East, em 1970, é o exemplo perfeito da genialidade dele com a guitarra. 'Machine Gun' é uma música de protesto contra a guerra do Vietnam. Neste vídeo apenas o fim da música. Podemos ouvir o som da metralhadora, dos helicópteros e do caos da guerra misturados com o patriotismo do hino americano. Tudo isto no último minuto e meio da música.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.